Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Saranthe klotzschiana (Körn.) Eichler LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-10-2011

Criterio:

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor:

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre nos Estados doNordeste, em grande subpopulação dentro de Parque Ecológico em Pernambuco, e no Sudeste ocorre no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Saranthe klotzschiana (Körn.) Eichler;

Família: Marantaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Locatelli et al. (2004) afirmam que S. klotzschiana apresenta uma subpopulação muito grande na área de estudo (Parque Ecológico Vasconcelos Sobrinho, situado a 12 Km do município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, maciço da Borborema). A população estudada da espécie é constituída por cerca de 70 indivíduos, distribuídos ao longo de uma faixa de 50 m de largura e 700 m de comprimento, no interior da mata. Saranthe klotzschiana tem porte herbáceo, medindo de 50 a 100 cm de altura.

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e todos os Estados da região Nordeste do Brasil (Braga, 2011).

Ecologia

Espécie herbácea, com inflorescências próximas ao solo com flores alvas de tamanho pequeno. Na área de estudo, a floração da espécie ocorreu nos meses de janeiro a abril, representando importante fonte alimentar (Locatelli et al., 2004). O período de desenvolvimento do fruto é de um a dois meses (Locatelli, 2003). Saranthe klotzschiana possui padrão de floração do tipo anual, com floração intermediária (1-5 meses). O comportamento de "trapling" é também induzido, no caso de S. klotzschiana, especialmente no caso dos beija-flores, devido a pequena quantidade de néctar oferecida por flor, o que obriga essas aves a visitarem maior número de flores para obterem energia necessária, favorecendo a polinização cruzada (Locatelli, 2003). Segundo os estudos anatômicos de Classen- Bockhoff; Pischtschan (2000) o movimento explosivo do estilete em espécies de Marantaceae é irreversível, portanto cada flor tem somente uma chance de ser polinizada (Locatelli et al., 2004).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: ​"Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4.4 Protected areas
Observações: Locatelli (2003) confirma a presença da espécie no Parque Ecológico Vasconcelos Sobrinho, situado a 12 Km do município de Caruaru, Agreste de Pernambuco.Parque é uma das unidades de conservação de Brejos de Altitude sobre o maciço da Borborema, criado através da Lei Municipal Nº 2.796, de 07/07/1983. Localiza-se na Serra dos Cavalos, com uma altitude variando entre 800 e 900 m., constituindo uma área florestal de 354 hectares.Parque Ecológico João Vasconcelos Sobrinho, em Caruaru-PE/Brasil (Locatelli et al. 2004).

Referências

- BRAGA, J. M. A.STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. S., ET AL. Marantaceae. 2009. 516 p.

- EVELISE MÁRCIA LOCATELLI DE SOUZA. Fenologia e Relações Abelhas/Plantas em uma Comunidade de Mata Serrana (Brejo de Altitude) no Nordeste do Brasil. Tese de Doutorado. Recife: Universidade Federal di Pernambuco, 2003.

- BANDEIRA, A. G.; VASCONCELLOS, A.PÔRTO, K. C.; CABRAL, J. J.; TABARELLI, M. (ORG.). Efeitos de Perturbações Antrópicas sobre as Populações de Cupins (Isoptera) do Brejo dos Cavalos, Pernambuco. Brasília, DF: MMA/PROBIO, 2004.

- LOCATELLI, E.; MACHADO, I. C.; MEDEIROS, P. Riqueza de Abelhas e a Flora Apícola em um Fragmento da Mata Serrana (Brejo de Altitude) em Pernambuco, Nordeste do Brasil. In: PÔRTO, K. C.; CABRAL, J. J.; TABARELLI, M. (ORG.) Brejos de Altitude: História Natural, Ecologia e Conservação. Brasília, DF: Universidade Federal de Pernambuco; Ministério do Meio Ambiente, 2004.

- LOCATELLI, E.; MACHADO, I. C.; MEDEIROS, P. Saranthe klotzschiana (Koer.) Eichl. (Marantaceae) e seu Mecanismo Explosivo de Polinização. Revista Brasileira de Botânica, v. 27, n. 4, p. 757-765, 2004.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, ES, 2007.

Como citar

CNCFlora. Saranthe klotzschiana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Saranthe klotzschiana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/10/2011 - 15:27:53